artixx – arte entre pessoas no século XXI

 O ARTIXX foi criado em 2008 com o propósito de assumir parte ativa no contexto da Arte no século XXI. Por saber que a atividade artística é originária de um processo em movimento permanente e tem raízes profundas na história humana, entende que o artista não deve ficar à margem de seu tempo.

É conhecido que o dilema crucial de todo artista inquieto sempre foi comunicar-se diretamente com sua época, tendo nos seus contemporâneos o público potencial e com o qual estabelecer diálogo efetivo para dar seu recado à humanidade. 

Sua meta maior é cultivar a relação Arte – Vida, participando ativamente do processo de aprimoramento da realidade, debatendo assuntos e acrescentando valores, buscando contribuir à transformação social para algo dinâmico, presente como a própria Vida e a Arte são. E por meio da conversa informal, troca ideias em clima de amizade estabelecida. Dá vida ao verdadeiro processo coletivo de criação, e promove o encontro entre pessoas para uma confrontação definitiva com o cosmo. 

O ARTIXX brinca,

O ARTIXX se reúne para discutir as instituições públicas,

A COZINHA DO ARTIXX compartilhada

Sequilhos de fubá 

O ARTIXX põe a mão na massa, e assa biscoitos, compartilhando com estudantes alunos da UTFPR enquanto projeta imagens do coletivo.

INGREDIENTES: 100 grs. de fubá peneirado; 100 grs. de manteiga; 100 grs. de açúcar cristal ou mascavo; 1 ovo caipira; polvilho doce; uma colher de sopa rasa de erva doce; uma pitada de sal. MODO DE FAZER: Misture tudo e vá juntando o polvilho até poder enrolar; faça bolinhas e amasse-as ligeiramente com um garfo; coloque numa fôrma previamente untada; leve ao forno e em seguida, compartilhe com os presentes a cozinha do ARTIXX.

O ARTIXX  na Universidade Estadual do Paraná – Embap agosto 2011.

O ARTIXX convida a comunidade de Curitiba para ver o video ADALICE ARAÚJO NA LENTE DO ARTIXX, que resume parte de uma entrevista de quase 3 horas que o coletivo fez com a professora.

ADALICE ARAÚJO na lente do ARTIXX, 16 de agosto de 2011 Embap Curitiba.

O ARTIXX, o espelho e seu duplo – novembro 2011.

“Ao separar o nome do coletivo (ARTIXX), deixando o centro livre, vazio, espera-se que o indivíduo perceba a si mesmo. Ao ver sua imagem distorcida, o observador atento perde sua identidade sendo levado a uma nova percepção de mundo e do seu entorno.

Neste instante, o olhar promove a inversão de sua imagem, como o IXX que é o espelhamento de século vinte e um.  Ao misturar as imagens, o ARTIXX potencializa sua idéia essencial de fazer arte entre pessoas”.

ARTIXX realiza ação estética com trabalhadores, 2013

Nenhuma tecnologia produzida no mundo tem se mostrado capaz de resolver a confusão social e diminuir a distância cada vez maior entre os indivíduos.

Propomos a vivência ARTIXX realiza ação estética com trabalhadores com abordagem de arte voltada às relações cotidianas. O enfoque do trabalho será a criação de um possível aprofundamento e ampliação das relações interpessoais dos funcionários da empresa por meio de “ações estéticas” propostas pelo Coletivo ARTIXX.

O fundamento poético reside na percepção do “outro”, como atitude sensibilizadora entre colegas trabalhadores. É desta maneira que o ARTIXX pensou atender o desafio de sondar o mistério que dificulta a plena relação entre pessoas, bem como entender os impedimentos que bloqueiam a possibilidade de conhecimento em relação ao outro, para assim sugerir diálogo fluente e apontar melhor convívio no dia a dia.

Palestra de Tonio de Luna com funcionários da Stilus, ag. 2013

Palestra de Tonio de Luna com funcionários da Stilus, ag. 2013, debatendo assuntos de relacionamento entre pessoas.

Palestra de Tonio de Luna com funcionários da Stilus, ag. 2013, debatendo com os funcionários os diversos assuntos que fazem parte do relacionamente no dia a dia da empresa.

SS850055SS850032

Palco montado na empresa para início do desfile de encerramento, onde cada participante escreveu palavras escolhidas durante o processo de trabalho (educada, prestativa, solidária, conselheira, bem humorada, esperta,

Preparativos do palco, início do desfile na passarela.

…e os grupos iniciam sua entrada na passarela montada…

Os grupos de trabalho dão início ao desfile com seus acessórios.

Cleusa na passarela...

Cleusa na passarela…

Duda e...

Duda e…

Cleverson e Duda na sessão produção e maquiagem para o desfile.

Cleverson e Duda na sessão produção e maquiagem para o desfile.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s