Empinando papagaio (pipa, raia, pandorga, barrilete, volantin, kite…)


Relato de contemplação e encantamento:

“Quando menino, olhando os papagaios no céu, percebi que existia algo bem maior do que aquilo que eu via: ao vivenciar aquele espetáculo, a beleza das cores e o movimento no envolvente jogo visual, pude compreender que havia uma realidade grandiosa que estava muito além e tinha portanto uma dimensão imensurável!”

Veja a página Brincando de Voar deste mesmo site.

A idéia dos atuais encontros de recreação coletiva tem origem na minha infância. Pelo fato de eu ter vivido a plenitude desse tempo mágico, de ter empinado muita pipa (em Manaus, chamamos mesmo é papagaio), por ter praticado essa atividade durante toda a minha existência e realizado revoadas em lugares diferentes, me pareceu coerente que esses encontros tivessem como referência este brinquedo que exerce um eterno fascínio sobre as pessoas independentemente da idade e de qualquer outra condição.

Percebi isto em meados de 1980 em Ypacaraí, no conhecido lago paraguaio quando por lá estive diversas vezes. Uma roda de meninos, de meninas e de adultos se formou em torno de mim para apreciarem as manobras radicais que eu fazia com o meu papagaio. Em seguida, estive em Límpio, lugarejo localizado ao longo da capital Assunção, onde realizei uma oficina para jovens, adultos e artistas, finalizada com revoada coletiva.

E foi assim na Lagoa de Florianópolis, em Ouro Preto, em Brasília, no Aterro do Flamengo (Rio de Janeiro), no topo do Anhangava (Quatro Barras), na Lagoa do Abaeté (Salvador), no Parque Barigui (Curitiba), na Colônia Faria, lugar onde moro, em Foz do Iguaçu, Maringá, União da Vitória…enfim tem sido assim em todo lugar.

Então resolvi promover encontros em locais diversos, oportunizando a participação de conhecidos e amigos compartilhando a infância por meio deste fascinante brinquedo que reúne pessoas num grande encontro de alegria e prazer lúdicos para celebrarmos juntos a alma de menino que reside em nós.

Límpio – Paraguai

Morro Anhangava, Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba Paraná Brasil.

Sexta Feira dia 15 de julho de 2011, às 15 horas iniciamos a subida do morro que tem 1420 metros de altitude. A ideia era que em dia de céu aberto, e tempo seco, poderíamos contemplar ao mesmo tempo o por do sol e a lua cheia.

Ao chegar no topo do morro, empinei meu inseparável papagaio Banda de Asa e, descaindo linha de minha maçaroca, deixei que o vento o levasse. Flechamos e voamos juntos, alcançamos o céu e brincamos na alegria compartilhada pela presença extraordinária dos astros celestes que fizeram parte da grande brincadeira.

Sobre sergiomoura

artista e educador
Esse post foi publicado em Não categorizado e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Empinando papagaio (pipa, raia, pandorga, barrilete, volantin, kite…)

  1. Solange Cunha disse:

    do FB cheguei até aqui…
    estou encantada, as fotos beleza pura ( não roubei nenhuma p/colagens)
    levando vc p/o meu blog, acompanharei …. eta q coisa escrever é muito dificil…
    Prazer enorme
    um abraço Solange

  2. Déa Aparecida Barboza da Silva disse:

    Meu neto é apaixonado por essa pipas contei a ele que existem barracões para empinar ele não conhece vou mostrar esse página para ele , tenho certeza que vai ficar encantado, ele tem 7 anos,gostaria de saber como adquirir um desses para ele.

  3. Déa Aparecida Barboza da Silva disse:

    Moro em São Paulo, não tenho conhecimento de encontros como esse, gostaria muito de levar meu neto e sobrinhos apaixonados na arte de empinar para conhecer esse carracão.

  4. marinagiacomazzi@hotmail.com disse:

    Bom dia Sergio,
    Me encantei com as imagens dos meninos brincando de pipas, gostaria de colocar na lembrança de aniversário do meu pequeno, posso? Caso concorde, citarei a fonte com o maior prazer.
    Aguardo! Abraços

Deixe um comentário

