1965: …conhecer o outro lado do rio amazonas

 Artísticamente falando, mesmo envolto no conflito que animava e provocava a grande discussão daquele momento (Figura X Abstração), no alpendre de minha casa no Boulevard Amazonas a produção era intensa. Dia e noite, era tudo que eu queria fazer, desenhava e pintava sobre papel e tela sem parar.

Na cabeça, para ampliar o horizonte e conhecer mais, o sonho antigo de “atravessar o rio” e o desejo intenso de botar o pé na estrada. Era tempo de mudanças, de aventuras e de muito rock’n roll. O país amargava angústias da população. Nas ruas, o medo visível pela brutal imposição de um regime político militar. Lá fora, entretanto o mundo explodia.

E mesmo sob a atmosfera sombria do golpe forjado pelos  brasileiros contra seu próprio povo, percebíamos possíveis alternativas por meio da arte, pelo clamor mundial de liberdade e pela necessidade de novos comportamentos, atitudes  que sinalizaram a necessidade urgente de uma nova consciência que afinal, se ampliou positivamente pelo mundo afora.

O apito do navio não parava de soar e aquilo me fazia sentir que estava cada vez mais próximo o dia de minha partida para Belém. A meta era alcançar o Rio de Janeiro.

Combinamos nos reunir em minha casa para os preparativos, e concluímos que seria melhor sairmos de lá direto para o cais do porto. E durante vários dias e noites dormimos em redes no navio até chegarmos em Belém. Era entardecer e caminhamos até uma praça do centro próximo ao porto onde descansamos para pensar o que iríamos fazer. Hahnemann estava deprimido e tinha feito péssima viagem pois já estava mal antes disso. Ao longe avistamos alguém que o reconhecera e não sabíamos que era seu parente pois somente depois ele nos falou. Resolveram que iriam juntos até a casa do tio e combinamos nos encontrar no mesmo local do dia seguinte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s